Qual é a melhor época para viajar para a Europa?

by Rebeca Gehren

Viajar pela a Europa tem muitos encantos e, sem dúvida, escolher a época da viagem é parte fundamental do planejamento. A estação escolhida fará toda a diferença nas paisagens vistas, nas experiências vividas e, até mesmo, nas dificuldades encontradas.

Veja também:

9 dicas para você viajar mais

Consumir menos para viajar mais

A melhor época depende muito do objetivo da sua viagem. E mesmo sabendo como é mais ou menos o clima de cada estação, o tempo, como sabemos, muitas vezes é imprevisível – pode haver uma onda de calor inesperada, uma semana chuvosa em pleno verão, ou neve em lugares que há muito tempo não nevavam.

Ainda assim, dá para ter uma noção de como costuma ser cada estação e planejar o que combina mais com o que você espera da sua viagem pelo velho continente.

Viajar no Verão

Os meses de junho, julho, agosto e meados de setembro são os meses mais quentes, as férias dos europeus e a alta temporada na Europa. Os dias são longos, anoitece por volta das 21h em alguns lugares ou até mais tarde (o dia “rende” muito, o que é ótimo para “turistar”). Quase não chove e faz calor, mas não um calor abafado e sufocante como o do Rio de Janeiro no verão – cariocas entenderão.

Ruelas de Alfama, em Lisboa (Foto: Viver e Viajar)

Agosto costuma ser o ponto alto do verão, quando quase todos estão de férias (como janeiro no Brasil). Por isso, há muitas filas em pontos turísticos e os restaurantes podem requerer reservas.

O preços na alta temporada também ficam bem mais altos. Uma saída é optar para o início de junho, ou início de setembro. Ou comprar as passagens e reservas de hotel com bastante antecedência para conseguir preços mais baixos.

Mykonos, Grécia

Porto, Portugal (Foto: Eurail)

Viajar no Outono

Uma das estações mais gostosas para viajar pelo velho continente, o outono salpica as cidades com copas de árvores alaranjadas . Folhas amarelas, marrons e todos os tons da paleta enchem parques e ruas, tornando cada cenário mais encantador que outro – pelo menos para nós, dos trópicos, que não temos as estações do ano tão diferenciadas. Mas o fenômeno dura pouco em questão de semanas todas as folhas já terão caído e o colorido ido embora.

Estação de metrô Les Invalides, em Paris, no outono (Foto: Viver e Viajar)

Não cansava de me encantar com as milhares de folhas no chão (Foto: Viver e Viajar)

Do final de setembro a meados de dezembro, as temperaturas vão gradativamente caindo. Durante o dia, no sol, pode fazer calor, mas dias nublados e as noites são muito frias. Nos países do hemisfério sul você ainda encontra o tempo mais quente e talvez consiga pegar uma praia até em outubro. Já nos países do hemisfério norte, o frio predomina e precisará de casacos mais potentes.

Veja também: Morando na Cidade das Luzes, como me apaixonei por Paris

Outra coisa que cai também são os preços. Passagens aéreas e hospedagem já ficam mais em conta e há promoções com mais frequência. E não há fila para visitar pontos turísticos.

Viajar no Inverno

Do final de dezembro a meados de março você terá dias nublados e curtos, com o amanhecer em torno das 9h e o final do dia por volta das 16h. Os dias quase sempre são acinzentados, chuvosos e, dependendo do país, com neve.

A época é considerada baixa temporada na Europa, quando você encontrará os preços mais baixos do ano para passagens e hospedagem – com exceção das semanas de natal e ano novo, que também são consideradas alta temporada (nesse período os preços disparam).

Praga no inverno (Foto: Viver e Viajar)

Luxemburgo no inverno (Foto: Istock)

É a época certa para quem faz questão de ver neve – mesmo assim é preciso checar, pois alguns países nevam, alguns não e alguns depende do ano (para se ter numa noção, no nosso mochilão pela Europa não pegamos neve um dia sequer).

No entanto, é preciso dizer, para passear pelas ruas e “turistar” no inverno, você precisará estar muito bem agasalhado e fazer paradas estratégicas em lugares com aquecimento para se esquentar.

Canais de Veneza, no inverno (Foto: Viver e Viajar)

Fazer um mochilão no inverno na Europa é loucura (apesar de ter sido o que fizemos, em 2014, porque era quando dava para fazer). Roupas de frios e casacões ocupam muito espaço na bagagem. Além disso, é preciso usar muitas camadas de roupa, o que dificulta o percurso. Mas, para mim, o pior foi não conseguir andar por muito tempo para conhecer os lugares. Primeiro porque os dias eram curtíssimos. E, depois, como fazer turismo sem bater perna? A melhor forma de conhecer uma cidade é andando por ela. E o frio do inverno às vezes fica insuportável.

Em contrapartida, o ponto alto do inverno são os Mercados de Natal. Feiras natalinas, decoração típica e luzes de natal enchem as ruas de quase todas as cidades, de um jeito mágico. Você sente que está entrando em um filme de Quebra-Nozes. Experimente os queijos temperados e o vinho quente.

Christmas market, os mercados de rua de Vienna (Foto: Posztos/Shutterstock)

Viajar na Primavera

É quando o calor começa a voltar e você poderá perceber uma atmosfera de ânimo e felicidade entre as pessoas. Nunca estivemos lá nessa época, mas dizem que é contagiante. Depois dos longos meses de inverno e frio, aos poucos o sol começa a brilhar de novo, flores desabrocham e os terraços voltam a ser utilizados nos cafés e restaurantes. Todo mundo “desentoca”.

Mesas externas nos cafés e restaurante ficam cheias novamente na primavera – Montmartre, Paris (Foto: Rebeca Gehren/Viver e Viajar)

A época é considerada média temporada e os preços ainda não estão tão caros. Em abril e maio quase ninguém tira férias. Só fique atento à semana da Páscoa, pois nesses dias os preços tendem a subir.

No geral, a primavera tem dias bonitos, ensolarados, de temperaturas amenas. Não é nem tão calor quanto no verão, nem tão frio quanto no inverno. As árvores voltam a ficar verdes e os jardins ficam belíssimos em um espetáculo de cores.

Primavera em Amsterdam.

 

Você também pode gostar de ler:

Seis destinos selecionados a dedo para a lua de mel

Dicas para planejar a viagem de lua de mel e facilitar o seu pre-wedding

Você também pode gostar de ler

error: Olá! Interessado em reproduzir nosso conteúdo? Mande um e-mail para contato@vivereviajar.com