Provins é uma pequena cidade medieval, situada a apenas 90 km de Paris. Ainda pouco conhecida por turistas brasileiros, a cidade pode ser conhecida em um passeio bate e volta a partir da capital. É uma ótima pedida para quem procura um destino diferente à opções tradicionais de Versalhes e Giverny. Se sua viagem à Paris tiver mais de cinco dias, tire um deles para conhecer esta cidade que já foi o principal centro comercial da Europa nos séculos 12 e 13.
Veja também: O que fazer em Paris: roteiro de 5 dias para primeira vez na cidade
Como chegar em Provins?
A partir de Paris, há trens da Transilien partindo da estação Gare de l’Est com destino a Provins de hora em hora (quando nós fomos, em outubro/2019, os horários eram de às 8h46, 9h46, 10h46,… E para voltar, da estação de Provins, os horários eram os mesmos). Consulte o site, para checar os horários. O trajeto dura cerca de 1h30.
Quanto custa?
O bilhete de trem custa 5 euros (somente a ida).
Para quem mora em Paris, é possível usar o Navigo Zona 5 (passe mensal de metrô) para ir à Provins.
História
Por incrível que pareça, a pequena cidade de pouco mais de 12 mil habitantes, localizada a sudeste de Paris, já foi um dos mais importantes centros comerciais da Europa. Provins existe desde o início da Idade Média, mas foi durante os séculos 12 e 13 que viveu seu apogeu, quando suas feiras (Foire de Champagne) eram o ponto de encontro de atacadistas que compravam e vendiam vinho, tecidos, lã, tintas e jóias.
Nesta época, Provins era a 3° maior cidade da França (atrás somente de Paris e Rouen). Sua importância era tanta que a cidade chegou a possuir uma moeda própria – feito reservado somente às cidades mais poderosas.
Hoje também conhecida como “Cidade das Muralhas”, Provins preserva em alto grau seu conjunto arquitetônico e traçado urbano. Tais características renderam à cidade o título de Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2001.
O que fazer?
As Muralhas e as Portas de entrada da cidade medieval
A fortificação que antigamente protegia a cidade é belíssima. Ela já chegou a ter cerca de 5 km de extensão, mas hoje restam 1,2 km como registro de outros tempos. É possível subir na muralha e nas torres.
Torre César
Construída no século 12, a torre de vigia servia tanto como prisão como abrigo. O último andar possui uma vista panorâmica privilegiada da cidade medieval.
Tarifa: 4,30 euros
Grange aux Dîmes
Visita com audio-guia no lugar onde os comerciantes apresentavam suas mercadorias. Há representações das diversas atividades.
Tarifa: 4,30 euros
Os Subterrâneos
Seguramente, o lugar mais misterioso de Provins. Até hoje não se sabe exatamente para que serviam. Talvez como local para extração de pedra, como depósitos, como refúgio, como ponto de encontro dos Francs Maçons.
*Dica: a temperatura é sempre mais baixa nos subterrâneos. Leve um agasalho.
Tarifa: 4,50 euros
Catedral de Provins
Visite a principal igreja de Provins, localizada na parte baixa da cidade.
Espetáculo Les Aigles Des Remparts
Espetáculo com águias e falcões – a arte da falcoaria. O show acontece todos os dias de 30 de março a 3 de novembro de 2019. Clique aqui para saber horários e tarifas.
Espetáculo La Legende des Chevaliers
Apresentação de cavaleiros com acrobacias, combates e jogos. O show acontece todos os dias de 30 de março a 3 de novembro de 2019. Clique aqui para saber horários e tarifas.
Clique aqui para saber informações sobre outras atrações de Provins.
Onde se hospedar em Provins?
O passeio à Provins pode ser feito perfeitamente em um bate e volta de um dia a partir de Paris. Mas, se mudar de ideia e quiser estender a visita e pernoitar, ou mesmo quiser programar um fim de semana de descanso na cidade, o Hotel Aux Vieux Rempart fica bem localizado e tem estrutura muito confortável. O estabelecimento oferece spa, piscina aquecida, saunas e banheira de hidromassagem, além de serviços de massagem. Reserve aqui!
Para ver outras opções de onde se hospedar em Provins clique aqui
Você também pode gostar de ler:
Qual é a melhor época para viajar para a Europa?
Como economizar espaço na mala de viagem
Guia de Veneza: quando ir, como chegar, onde ficar, o que fazer
Procurando onde se hospedar?
Você sabia que quando você reserva seu hotel pelos links do blog, ou clicando nos banners do Booking ou do Hotel Urbano, nós ganhamos uma pequena comissão? Isso ajuda (e incentiva) a manter um site sempre completo e atualizado. E, o melhor, você não paga nada a mais por isso! Obrigada 🙂