Petrópolis iniciou o período de floração das árvores cerejeiras, que dura apenas 15 dias. Em diversos pontos, a cidade fica salpicada de copas cor-de-rosa. Impossível não se maravilhar com as flores de origem japonesa, tão deslumbrantes quanto passageiras. Por isso, é bom não perder tempo e já correr para os bairros onde já é possível praticar o “Hanami”, costume japonês de apreciar a beleza das flores, como Vale dos Esquilos, Nogueira e Brejal.
Entre os locais mais conhecidos pelas belezas das cerejeiras está o entorno do Lago Quitandinha, que têm dezenas de árvores. O Palácio de Cristal é outro ponto turístico que também fica florido.
Este ano, o Circuito das Cerejeiras conta com uma novidade. A Secretaria de Turismo lançou um mapa para facilitar a localização das árvores, que foi encaminhado às agências e guias de turismo.
O Mapa das Cerejeiras aponta locais como Itaipava, Araras, Nogueira, Corrêas, Retiro, Valparaíso, entre outros, onde é possível encontrar as árvores.
Concurso de Fotografia de Cerejeiras
O período também é uma boa oportunidade para quem pretende participar do Concurso Municipal Amador de Fotografias de Cerejeiras, que faz parte da programação do Bunka-Sai, a festa da cultura japonesa de Petrópolis. As inscrições devem ser feitas no evento, que acontece 1° a 5 de agosto, no Palácio de Cristal.
As fotografias ficarão expostas na festa e o concurso será realizado no encerramento, no domingo (05), às 17h. Para a categoria “adulto”, o autor da melhor foto vai ganhar como prêmio um rodízio com acompanhante no restaurante Sakura. Já o campeão da categoria “infantil” leva seis meses de curso prático de desenho de mangá.
Para participar:
- A fotografia tem que ter sido tirada em Petrópolis;
- Não precisa ser necessariamente deste ano;
- O participante deve levar duas cópias impressas para a inscrição.
2 comentários
Amo muito as cerejeiras de Petrópolis! s2
Elas são um espetáculo, Bia! 🙂
Fechado para comentários no momento :(