Caminhos do Brejal: ecoturismo em Petrópolis

by vivereviajar

Longe dos holofotes das luxuosas construções que fazem parte do patrimônio histórico cultural de Petrópolis, está um pequeno paraíso rural, que é uma ótima opção para quem curte ecoturismo e o contato com a natureza. Além disso, o local é o maior polo de produção orgânica do estado do Rio de Janeiro. É o Circuito Eco rural Caminhos do Brejal.

Veja também:

Onde ficar em Petrópolis: dicas para todos os bolsos e gostos

Conheça 11 cachoeiras de Petrópolis e o que esperar de cada uma delas

Ao subir a serra, quando os celulares começam a ficar incomunicáveis, é sinal de que o visitante pode deixar os problemas no asfalto e curtir o ar puro das montanhas sem preocupações, em meio à mata e ao som dos animais. Localizado no distrito da Posse, o Brejal fica a menos de 1h do Centro Histórico de Petrópolis e a cerca de 2h do Rio de Janeiro.

Viver e Viajar - Brejal

Quando o projeto começou, há 16 anos, apenas quatro propriedades faziam parte do circuito. Hoje, são 20 propriedades abertas à visitação, entre plantações, chácaras, sítios, fazendas e produções locais, que contam um pouco da história do lugar.

Atualmente, o forte são as hortaliças e o chuchu, mas, no total, os cerca de 300 produtores da região produzem os mais diversos produtos, como ervas, shitake, legumes, trutas, escargots e até chocolates e cachaça.

As paisagens em meio ao verde e as atividades integradas à vida no campo, como cavalgadas e caminhadas ou almoço feito no fogão à lenha, são atrativos à parte. Há opções, inclusive, para hospedagem dentro de propriedades rurais.

Viver e ViajarViver e Viajar - Brejal

Viver e Viajar - Brejal

Propriedades encantam pela diversidade

Uma das primeiras paradas do circuito é a Fazenda Vira Mundo, que fica na localidade conhecida como Serrinha do Brejal. Lá, os visitantes conhecem um pouco do projeto educativo e as atividades realizadas no local, como oficinas, feiras, exposições, festivais, além do, recém inaugurado, “Entreposto”, que conta com uma lojinha dos produtores locais (horário de funcionamento: sábado, 10h às 17h).

Cada propriedade visitada tem uma característica diferente e é possível passar um dia inteiro visitando cada uma delas. Na Fazenda Pedras Altas, por exemplo, é possível parar para um almoço à moda antiga, feito no fogo à lenha. O cozinheiro responsável, Reinaldo Tenório, recebe os visitantes com incríveis histórias.

Viver e Viajar

Para quem gosta de ver as produções do início ao fim, pode dar um pulo no Armazém Sustentável, uma indústria artesanal de conservas e geleias elaboradas com ingredientes orgânicos, alguns da própria região. Os sócios da empresa também recebem o turista pessoalmente e contam um pouco da história do local e da produção.

No caso das crianças, o encantamento fica por conta dos animais. No Haras Massangana, por exemplo, os imponentes cavalos são a atração principal, além do cenário encantador com a grama verde e um lago que completam o cenário rural.

Mas a região ainda conta com diversas propriedades que podem ser visitadas, como a Provence Ervas Finas, que oferece hospedagem e restaurante na fazenda que produz as tradicionais ervas aromáticas, ervas frescas e desidratadas. Além do ateliê e oficina comunitária Arte em Comum; o Fungpetro, com produção de shitake; entre diversos outros.

O circuito

O Circuito Caminhos do Brejal pode ser feito em carro particular, vans, micro ônibus, com a contratação de condutores, ou com o Jeep Tour, no qual é possível ter um contato maior com a natureza, já que o carro é aberto.

Para agendar sua visita, entre em contato com a Associação Sócio Educativa e de Turismo Eco Rural do Circuito Caminhos do Brejal através do telefone: (21) 9 8604-2535.

Você também pode gostar de ler:

Pousada Paraíso Açú: refúgio em meio às montanhas de Petrópolis

Campo de Aventuras Paraíso Açú: esportes radicais e ecoturismo em Petrópolis

Em meio às montanhas e natureza, Rocio ganha novo restaurante

Você sabia que já é possível tirar o passaporte em Petrópolis? Confira o passo a passo

Você também pode gostar de ler

error: Olá! Interessado em reproduzir nosso conteúdo? Mande um e-mail para contato@vivereviajar.com