Está de passagem pelo Rio de Janeiro? Uma viagem a trabalho, um congresso acadêmico, uma escala de avião… Aquela ocasião em que se tem poucas horas livres na cidade e gostaria de aproveitar o tempo para fazer algo, conhecer um lugar interessante. O Rio de Janeiro tem muitos atrativos além do Pão de Açúcar, Cristo Redentor e banho de mar em suas praias maravilhosas.
Veja também: Búzios: o balneário que nunca sai de moda
Roteiro por Secretário-RJ: dicas do que fazer na região
Checa só essa lista com 13 lugares que selecionamos no Centro e na Zona Sul, que definitivamente valem a visita! Já moramos durante quatro anos na capital fluminense, mas para atualizar as dicas, pedimos ajuda aos amigos locais para montar a lista. O resultado são lugares tradicionais do Rio, mas não tão turísticos; locais onde você poderá ir tendo entre 30 minutos e 2h livres, dependendo de onde estiver. Agora é só escolher! E experimentar a cidade um pouco mais como local e menos como turista 😉
Centro
#1 Ver o pôr do sol na Praça Mauá
A região portuária foi reurbanizada e a Praça Mauá virou um dos points no Centro do Rio para passeios, prática de esportes e lazer. De quebra, o local dá para assistir de camarote o pôr-do-sol. Ao lado do Museu do Amanhã há vários banquinhos e, dali, a vista fica ainda melhor! Se estiver pelo Centro, dê uma esticadinha no praça no fim da tarde. Vai valer a pena.
Endereço: Praça Mauá, 1, Centro
#2 Tomar um café na Confeitaria Colombo
O estabelecimento que tem 120 anos é um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro. Sua arquitetura e decoração são preservados até hoje dão uma boa ideia de como teria sido a Belle Époque na então capital do Brasil. O cardápio tem preços salgados e deixou um pouco a desejar na gastronomia. Ainda assim, vale a pena a visita para conhecer o famoso espaço e tomar pelo menos um café com sobremesa.
Endereço: Rua Gonçalves Dias, 32, Centro
#3 Andar de bondinho de Santa Teresa
Poucas atividades são tão icônicas e representativas do Rio como andar no Bondinho de Santa Teresa. Os veículos são velhos, mas o passeio pelo bairro antigo é uma delícia – sem contar, é claro, a emoção de passar em cima dos Arcos da Lapa.
Endereço: R. Lélio Gama, s/n – Centro
#4 Visitar o Parque das Ruínas
Localizado nas ladeiras de Santa Teresa, o Parque das Ruínas tem uma das vistas mais bonitas do bairro e um Centro Cultural com rica programação gratuita. Aos sábados e domingos, há programação especial para crianças e um farto café da manhã servido pela cafeteria local.
Local: Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa
#5 Visitar o Real Gabinete Português da Leitura
A estonteante biblioteca data de 1880. Ao entrar no prédio, é difícil não deixar escapar um suspiro. As inúmeras estantes de livros cercadas pela estrutura metálica, com a imponente claraboia e os candelabros fazem deste um dos edifícios mais suntuosos do Rio de Janeiro.
Endereço: R. Luís de Camões, 30, Centro
#6 Visitar a Biblioteca Nacional
O prédio faz parte do Rio Antigo e sua estrutura vale a pena a visita pelo menos uma vez na vida. Considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, é também a maior biblioteca da América Latina.
Endereço: Av. Rio Branco, 219, Centro
#7 Conhecer o café onde você paga quanto quiser
O Curto Café funciona há mais de cinco anos com uma proposta inovadora: deixar os clientes pagarem o quanto quiserem pelo café consumido. O estabelecimento, que funciona em um quiosque na sobreloja do Terminal Menezes Cortes, não tem requinte, mas muito conforto. Parece pegadinha? O empreendimento chegou a viralizar nas redes sociais. Vale a pena conferir!
Endereço: Sobreloja LQ47 – Terminal e Ed Edifício Garagem Menezes Cortes, R. São José, 35 – Centro
Veja também: Curto Café: consumidor decide quanto pagar em cafeteria no RJ
#7 Conhecer a Casa Porto
Essa dica é dos cariocas da gema. O lugar é uma mistura de centro cultural, galeria de arte, restaurante e boteco. Não é turístico e nem é conhecido por muita gente, mas é bem carioca.
Endereço: Largo São Francisco da Prainha, 4, Centro
#8 Ir na Roda de Samba da Pedra do Sal
Se estiver pelo Centro à noite, um programa bem carioca da gema, é a noite na Pedra do Sal – principalmente às segundas e sextas. Considerado o “berço do samba carioca“, é o lugar certo para quem procura programação noturna boa e barata.
O nome tem origem histórica, por ser a rocha onde os escravos descarregavam o sal que chegava do cais do porto. As rodas de samba que surgiam ali depois do expediente deram origem aos primeiros ritmos carnavalescos.
Endereço: R. Argemiro Bulcão, Centro (chegando na Gamboa, siga pela Rua Sacadura Cabral e entre na Rua Argemiro Bulcão – primeira à esquerda depois do Largo de São Francisco da Prainha)
#7 Samba do Ouvidor
Acontece apenas em dois sábados por mês. Se você estiver na cidade em um fim de semana, vale a pena checar se deu a sorte de estar acontecendo. A festa ao ar livre traz samba e gastronomia típica: oportunidade perfeita para conhecer a cultura local.
Endereço: Rua do Ouvidor, Centro
#8 Feira do Lavradio
Acontece apenas no 1° sábado de cada mês, mas já se tornou tradição entre turistas e cariocas. Participam da feira vários antiquários e mais de 400 artesãos. Lá é possível encontrar de tudo! Lugar perfeito para colecionadores. Além disso, na Praça Emilinha Borba há shows com artistas locais.
Endereço: Rua do Lavradio, Centro
Zona Sul
#9 Pedalar pela orla da Zona Sul
O Rio de Janeiro tem 19 estações de aluguel de bicicletas na região, então aproveitar o tempo livre para andar de bike pela orla da Zona Sul pode ser um dos passeios mais agradáveis que você fará em muito tempo.
Endereço: Tem diversas estações na Lagoa, Copacabana, Leme, Gávea, Ipanema e Leblon.
#10 Pôr do sol na Mureta da Urca
O bucólico bairro da Urca possui uma atmosfera diferente de qualquer região na cidade. O clima de cidade pequena e um local com muita segurança, somados a uma das vistas mais bonitas da cidade fizeram do lugar um point entre os cariocas para reunir os amigos e tomar uma cerveja no fim da tarde.
Endereço: Av. Portugal, s/n, Urca
#11 Conhecer o tradicional Bar Urca
Ali por perto está o consagrado Bar Urca, famoso pela culinária brasileira e portuguesa. A casa de vez em quando é frequentada por artistas e personalidades.
Endereço: Rua Cândido Gaffrée, 205, Urca (no final da Urca, ao lado da Fortaleza São João)
#12 Visitar o Parque Lage
Aos pés do Morro do Corcovado, o Parque Lage encanta com seus 52 hectares de puro verde, programas culturais e arte. Patrimônio tombado pelo IPHAN, o local conta com um belíssimo casarão, trilhas, parques infantis, áreas para piquenique e cavernas artificiais. Dentro do casarão há um café, onde aos finais de semana, servem café da manhã ao redor da piscina.
Endereço: Rua Jardim Botânico, 414.
#13 Visitar o Instituto Moreira Salles
O casarão modernista está situado em um terreno de 10 mil metros quadrados, emoldurado pela Mata Atlântica e pelo paisagismo de Roberto Burle Marx. Seria apenas mais um museu como outros, não fosse a belíssima paisagem natural e clima de tranquilidade que o cerca. O local parece um refúgio em meio aos ares urbanos da capital. Conjugue o programa cultural (é possível escolher entre exposições, Fotografia, música brasileira, literatura e cinema), passeio pelos jardins e uma refeição no Café Galeria, antiga cozinha da residência dos Salles.
Endereço: R. Marquês de São Vicente, 476, Gávea
***
Você também pode gostar de ler:
Confira 10 passeios românticos para fazer em Petrópolis
Confira 11 cachoeiras em Petrópolis e o que esperar de cada uma delas