Curto Café: cliente decide quanto pagar em cafeteria no RJ

by vivereviajar

Quanto vale um cafezinho? Na padaria na esquina custa R$ 1,50. Já cafés elaborados em cafeterias de bairros nobres pode chegar a R$ 10. Mas no Curto Café, no Centro do Rio de Janeiro, quem decide quanto vai pagar é o cliente. Sem cardápio, nem caixas, a iniciativa se baseia em uma relação de confiança e honestidade. E, surpreendendo os mais incrédulos com o “jeitinho brasileiro”, a iniciativa parece ter dado certo, pois o empreendimento já dura seis anos e expandiu o espaço na sobreloja do Terminal Menezes Côrtes.

Veja também: O que fazer no Rio de Janeiro com pouco tempo livre

Moedores e máquinas de diversos tipos de cafés estão dispostos ao longo balcão. Além das bebidas quentes, pães, doces, brownies, café moído, açaí, sucos, chopp e até pizza fazem parte das opções que hoje o estabelecimento oferece. Ao lado de cada item, há um preço sugerido. Pode-se pagar menos ou mais. Não há caixa. O próprio cliente faz seu pagamento em pequenos depositórios de dinheiro ou máquinas de cartão.

Preço é sugerido, mas cliente é quem decide quanto quer pagar pelo que consome
Preço é sugerido, mas cliente é quem decide quanto quer pagar pelo que consome (Foto: Viver e Viajar)
Doces e brownies no Curto Café
Doces e brownies no Curto Café (Foto: Viver e Viajar)

Será que os conceitos do Curto Café sobrevivem à desonestidade e malandragem? Confesso que quando estive lá a primeira vez, fiquei bem impressionada. No primeiro momento, quando peguei meu café e pães de queijo, não paguei de imediato e sentei do lado de fora, em uma das mesas. Senti-me estranha, como se estivesse pegando algo que não era meu. Lembro-me de ter pensado: “Gente, isso não vai dar certo, as pessoas vão sair sem pagar… Eles não têm controle nenhum sobre o que está acontecendo aqui!”. No entanto, consumi meu lanche junto com minha irmã e vi que muitos a minha volta estavam fazendo o mesmo. As pessoas comiam e pagavam. E, ao que tudo indica tem dado certo.

O café, fundado por sócios na faixa dos 30 anos, existe desde o julho de 2013. No início funcionava em um pequeno espaço na sobreloja do Terminal Menezes Côrtes. Com o tempo, o negócio foi se expandindo e hoje está em uma grande loja, no mesmo terminal. É freqüentado por um público diverso: pessoas passeando, a galera de terno que sai do trabalho, estudantes, há quem marque encontros ou reuniões em uma das muitas mesas do local.

Clientes se servem na cafeteria, no Centro do Rio

Clientes se servem na cafeteria, no Centro do Rio (Foto: Viver e Viajar)

O Curto Café funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 20h, na sobreloja do Terminal Menezes Côrtes, na Avenida Erasmo Braga, n° 278, Centro, Rio de Janeiro.

***

Você também pode gostar de ler:

Niterói em quatro lugares inesquecíveis

Roteiro por Secretário-RJ: dicas do que fazer na região

Você também pode gostar de ler

error: Olá! Interessado em reproduzir nosso conteúdo? Mande um e-mail para contato@vivereviajar.com