Dentre todos os preparativos necessários para um casamento, a viagem de lua de mel não raramente acaba ficando para escanteio. Sei disso porque me casei em agosto de 2016 e tenho várias amigas que casaram recentemente. São tantos detalhes “pre-wedding”… E o nervosismo natural de dar um passo tão importante faz com que todas as atenções estejam voltadas para o “grande dia”.
Mas a viagem de lua de mel é o momento em que os noivos vão estar pela primeira vez, depois de muitos meses, à sós novamente e descansando de toda a maratona que só quem já foi noiva e noivo sabe o que é. Por isso, aqui vão quatro dicas essenciais para facilitar o seu planejamento de viagem de lua-de-mel e fazer com que esse momento seja uma continuação maravilhosa da festa de casamento.
VEJA TAMBÉM: Seis destinos selecionados a dedo para a lua de mel
Não deixe para cima da hora
Sabemos que a preparação do casamento envolve muuuitos detalhes, mas quanto mais em cima da hora, mais caro fica viajar. Comece a planejar com oito ou, pelo menos, seis meses de antecedência a sua viagem. Pesquise destinos, levante orçamentos. Acrescente a lua-de-mel parte do planejamento do seu casamento.
Quanto antes você levantar estas informações, mais cedo saberá o que é viável ou não para vocês e qual destino vocês irão preferir dentre as opções que tiverem.
Por conta própria ou por agência?
Geralmente, planejar uma viagem por conta própria sai mais em conta que comprar um pacote com uma agência ou operadora de turismo. Eu e o Renan sabemos disso! Já multiplicamos muito nossos recursos só por pesquisar e achar formas de viajar por conta própria.
Mas planejar uma viagem também envolve muitos detalhes e pesquisas, que vão desde a pesquisa de passagens aéreas, passando por estadia, até roteiros. Em uma fase de tantos afazeres quanto o pre-wedding, ter alguém que cuide de todos os detalhes por você pode facilitar MUITO a sua vida. Vai por mim… Se você estiver organizando uma cerimônia e festa, seu tempo e cabeça serão totalmente consumidos por isso. Pouquíssima energia sobrará para a lua-de-mel.
Além disso, as agências costumam conseguir alguns descontos e facilidades para este tipo de viagem e, pesquisando com antecedência, você certamente encontrará uma proposta que caiba dentro do seu orçamento.
Estilo de viagem
É claro que cada casal tem um perfil e aqui também vale a máxima de “gosto não se discute”, mas é altamente aconselhável que para a viagem de lua-de-mel você escolha um roteiro mais “light”. Fazer um mochilão, viver a aventura de acampar, fazer trilhas ou escalar uma montanha pode ser incrível, mas, vai por mim, depois da maratona do casamento, não vai haver nada melhor que um bom hotel e passeios tranquilos para curtir com seu esposo(a). Ah! E, claro, sem horário para nada, só com as maravilhosas lembranças do casamento e a sensação de que o mundo é seu.
Pedir a lua-de-mel de presente de casamento
Hoje existem alguns sites onde os noivos podem montar listas virtuais de presentes de casamento, como o Casare, o iCasei e o Me Casei. Nessas plataformas, é possível pedir “cotas” de lua-de-mel, com valores variados estipulados pelo noivos. Os convidados podem escolher se irão presentear os noivos com uma diária em um hotel de luxo, um passeio de barco, ou um jantar à luz de velas, por exemplo. Dessa forma, a viagem pode sair praticamente de graça!
Mas este recurso geralmente é útil para casais que já moram juntos e já têm todos os móveis e eletrodomésticos de que precisam. Costuma dar mais certo quando se deixam a lista de presentes exclusivamente para a lua-de-mel.