Emily in Paris, a nova série da Netflix, está fazendo sucesso. A jornada da jovem que se muda de Chicago para Paris a trabalho é o sonho de muita gente.
Mas a série mostra o “lado difícil” de morar numa das cidades mais belas do mundo. Será que a cidade das luzes pode não ser o paraíso?
Depois de ter morado duas vezes aqui em Paris, já deu pra perceber que há muitos mitos – e muitas verdades também – no que dizem sobre os franceses. Fiz uma listinha, dá só uma olhada.
Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?
Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento. Se você não tiver, pode ser obrigado a voltar ao Brasil.
A Seguros Promo é um buscador de seguros onde você consegue cotar o melhor orçamento para seu seguro. Com o cupom VIVEREVIAJAR5 você tem 5% de desconto em qualquer seguro de viagem. Cotar Seguro »
Dez mitos e verdades sobre os franceses retratados em Emily in Paris
1 – Parisienses são antipáticos e fechados. VERDADE
Logo nos primeiros capítulos a série mostra Emily tentando se “enturmar” no trabalho, convidando os colegas para almoçar e recebendo um não atrás do outro.
Em Paris, logo cedo você vai perceber que a maioria das pessoas prefere sair com seus próprios amigos e é bem difícil fazer amizade com parisienses. Quando conseguir, pergunte onde a pessoa nasceu. É bem provável que ela não seja de Paris.
Veja também: Roteiro de cinco dias em Paris para primeira vez na cidade
2 – Ligar um aparelho com a voltagem errada pode causar um apagão: MITO
Em Paris as tomadas têm voltagem 220w. Se você ligar um aparelho de 110w não vai acabar com a luz de um bairro inteiro, apenas queimar seu aparelho. Aconteceu com meu secador de cabelo, logo nos primeiros meses.
3 – A hora do almoço dura 3 horas: MITO
Embora possa não haver uma cobrança acirrada quanto à hora do almoço, é mito que o intervalo dure 3 horas.
4 – Madames não recolhem o coco de seus cachorros na rua: VERDADE
Não só “madames”, donos de pet em geral. Se estiver andando por Paris, tome cuidado para não se deslumbrar demais com as luzes da cidade. Você pode acabar pisando em um campo minado.
PS: Aqui é não existe cachorro de rua. Então é falta de educação dos donos mesmo que não recolhem a merde, no caso.
5 – Prédios de cinco e seis andares não têm elevador: VERDADE
Você já deve ter percebido: Paris parece que parou no tempo. Ela tem a mesma beleza vista nos cartões postais da década de 20 – e os mesmos prédios. Então, sim, a maioria dos edifícios são velhos e muitos não possuem elevador. O que vai te fazer subir cinco e até seis andares em uma apertada escada em caracol.
6 – O cliente tem sempre a razão? Na França, o cliente nunca tem a razão. VERDADE
Você já deve ter ouvido a máxima: “o cliente tem sempre a razão”. Mas em Paris, isso não existe. Garçons nem atendentes de lojas bajulam clientes – pelo contrário, podem ser até rudes. Se você tiver algo para reclamar, seja firme e apresente argumentos.
7 – Franceses não gostam de falar inglês: VERDADE
Embora os mais jovens estejam cada vez mais abertos a falar inglês, para os mais velhos ainda é sinal de má vontade chegar falando inglês, sem nem tentar falar o francês.
Quando vier à Paris, aprenda o básico para se comunicar e depois de algumas tentativas pergunte se é possível seguir a conversa em inglês.
8 – Franceses bebem vinho de café da manhã: VERDADE
Pois, é! Franceses gostam tanto de vinho que têm até alguns vinhos brancos separados especialmente para degustar no café da manhã!
9 – Ninguém é demitido na França: MITO
É verdade que as leis trabalhistas são fortes na França e é preciso um bom motivo para se demitir alguém. Mas se for demitido, não ache que “é só continuar indo pra empresa, não fazer contato visual com seu chefe e tudo se resolverá”.
10 – Dá para ouvir tudo dos apartamentos vizinhos: VERDADE
As paredes nos apartamentos parisienses são realmente finas. Sim, você pode ouvir pessoas andando no andar de cima, subindo escadas, abrindo e fechando portas e até transando.
E aí, o que você acha do “jeitinho francês”? Imaginava que Paris fosse assim antes de assistir Emily in Paris na Netflix? Se você já esteve aqui, já passou por alguma experiência assim? Comenta aqui embaixo.
À bientôt!
1 comentário
Gente, amei o filme! Me trouxe várias recordações boas e vivi algumas destas situações, como o primeiro dia que chegamos, eu e Rebeca, com as malas e tivemos que subir alguns andares para chegar no Studio. Ufa…
Vendo o filme me deu muita vontade de estar lá com minha filha, Rebeca!
Que saudades dos nossos passeios e de ficar sentada no lugar de cafezinho, ” vendo a vida passar”!
Lembra, filha?
Recordações inesquecíveis!
Parabéns pelas postagens! Adorei!
Bjs
Fechado para comentários no momento :(