Quem conhece a badalada Búzios hoje não imagina que ela já foi uma pacata vila de pescadores. O balneário fluminense só ganhou ares de Riviera após a visita da famosa atriz Brigitte Bardot, que passou duas temporadas na cidade entre 64 e 65. Desde então Búzios nunca mais saiu de moda.
São mais de 20 praias espalhadas pela península. Das maiores às menores, das mais badaladas às mais reservadas. Entre uma e outra, a arquitetura simples e típica de cidades praianas, pousadas-boutique, restaurantes e vitrines da Rua das Pedras tornam a cidade uma das mais desejadas no litoral brasileiro.
Onde se hospedar em Búzios?
Vamos falar da nossa experiência, quando estivemos em Búzios da última vez, por apenas um fim de semana e foi uma experiência inesquecível. A vista e o barulho do mar que tivemos do nosso quarto foram tão intensos que mesmo o tempo fechado e a chuva não estragaram nosso fim de semana.
Nos hospedamos no Colonna Park Hotel, que fica no rochedo que divide as praias de João Fernandes e João Fernandinho, com acesso à João Fernandes por escada particular (e à João Fernandinho, pela escadaria pública).
O hotel em si tem uma decoração tradicional, nada de muito moderno, mas a vista dos quartos é simplesmente sensacional! A dica é pedir uma suíte virada para o lado da Praia João Fernandinho, que é menor e mais reservada. Para lá, há muito menos barulho. Quero dizer, barulho de música e gente, porque dormir e acordar ouvindo o barulho do mar e das ondas batendo na orla, ali tão pertinho da varanda do seu quarto é algo que vai ser difícil esquecer nos dias seguintes.
O que fazer em Búzios?
➞ Curtir as praias
São muitas opções de praia. Pegue um mapa e se delicie em escolher um destino para desbravar a pequena península. Como muitas praias são pequenas, é possível conhecer mais de uma em um mesmo dia.
Outra opção é relaxar e curtir a “praia do seu hotel”, caso tenha escolhido para se hospedar em um hotel com acesso à praia.
➞ Pôr do sol na Orla Bardot
Para um passeio no Centro de Búzios, uma dica é começar pela Orla Bardot, no fim da tarde. O pôr do sol de lá é dos mais lindos.
A orla acompanha a praia da Armação, com um amplo calçadão, onde há alguns mirantes e bancos. Ao longo do caminho você passará pela famosa estátua de Brigitte Bardot e a impressionante escultura Os Três Pescadores (é interessante observar o efeito da maré alta ou baixa sobre eles).
➞ Passeio pela Rua das Pedras
É o centro badalado e Búzios. Fechada à circulação de carros, a pitoresca rua concentra as principais lojas, restaurantes e boates. O movimento se estende à rua paralela, Manoel Turíbio de Farias, e às pequenas ruas transversais. É por lá que estão todo tipo de serviço (farmácia, casas de câmbio, agências), além de lojas de marca e de artesanato, sorveterias e cafés. Música ao vivo e DJ’s fazem a noite buziana se estender até de madrugada.
Onde comer em Búzios?
Pizza Pino (R. das Pedras, 233, tel.22/2633-0082): O local é uma boa pedida tanto para o dia quanto para a noite. Apesar do nome relacionado à pizza, a casa vende outros pratos também. O restaurante tem vista para o mar e, inclusive, um espaço com mesas na areia, ou seja, é possível ter um refeição ao pôr do sol. A parte interna tem decoração aconchegante com iluminação arrojada e luzes pisca pisca. Quase todos os dias há música ao vivo e (o melhor) o couvert artístico custa apenas R$ 3,00. Anota aí: Pizza Pino, para não errar.
Estância Don Juan (R. das Pedras, 178, tel.22/2623-2169): Famoso point na Rua das Pedras, é um restaurante de comida argentina, com mesas de madeira e lounges na calçada. Vende deliciosas carnes na chapa! A dica é pedir uma das opções do Menu do Dia, que serve duas pessoas por um preço justo.
Mata Hari: Se quiser comer na Orla Bardot, nossa dica é o Mata Hari (José Bento Ribeiro Dantas, 1174, tel. 22/2623-1853). O restaurante tem um ambiente descontraído, com mesas na calçada e uma vista linda da orla. E, claro, com preço acessíveis.
Rocka: Não tivemos a oportunidade de experimentar, mas dizem que é o melhor restaurante de praia de Búzios. O Rocka (Praia Brava, 13, tel. 22/2623-6159) é comandado por um chef e traz um cardápio requintado. O que mais me chamou a atenção é a experiência do local, já que o restaurante dispõe de várias espreguiçadeiras e lounges, proporcionando uma vista espetacular. Mas é preciso ir preparado para uma consumação mínima de três dígitos.
Maria Maria Café : Um café e doceria aconchegante são a definição perfeita para o Maria Maria Café (Rua das Pedras, 151, tel.22/2623-4681). A casa serve deliciosos cafés da manhã, com uma vista maravilhosa, mas também serve de refúgio, à tarde e à noite, para uma boa xícara de café.
Finlandês Sorvete Artesanal (R. Manoel Turíbio de Farias, 127, tel.22/2623-1672): Fundada na colônia finlandesa de Penedo-RJ, a casa possui uma filial em Búzios, oferecendo sorvetes artesanais, cafés, sanduíches e caldos. Toda de vidro, com detalhes rústicos e um ambiente acolhedor, a casa chama a atenção de quem passa pelo local.