Programação de Natal do Sesc 2018 tem shows, orquestras e workshops

by vivereviajar

O Sesc RJ abre neste sábado (8) em Petrópolis sua programação de Natal, que segue até o dia 6 de janeiro. Com o tema “o Natal É A Gente Que Faz”, a instituição tem como inspiração para a  programação 2018 as mais tradicionais manifestações regionais. Uma extensa programação cultural, com atrações de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, música e literatura, além de ações nas bibliotecas, é oferecida ao público gratuitamente ou com ingresso solidário trocado por alimentos não perecíveis que serão revertidos ao programa Mesa Brasil Sesc.

LEIA TAMBÉM:
Natal Imperial Petrópolis 2018: Tudo o que você precisa saber
Confira a programação completa do Natal Imperial 2018

Já o Senac RJ, desde o dia 6 de dezembro, participará com uma série de workshops para ensinar técnicas de decoração e gastronomia natalina. Entre eles estão montagem de mesa de Natal, bolo de reis, biscoitos decorados e cupcakes, panetone e chocotone, salada natalina, drinks com espumante, arranjos florais natalinos e guirlanda com suculentas.

Um presépio bem brasileiro será inaugurado no Quitandinha. A “Exposição Presépios: Um Natal Bem Brasileiro” reunirá presépios do acervo do Museu Casa do Pontal, feitos por artistas populares de diversas partes do Brasil, apresentando a riqueza estética dos presépios – importante expressão da força criativa e da alegria da celebração do Natal. A exposição valoriza as criações artísticas produzidas por integrantes das camadas populares, contribuindo para o reconhecimento da arte. Neste sentido, é uma proposta poética, relacionando arte, festa e identidade.

Shows

No sábado, dia 8, às 20h, se apresenta no Rink de Patinação do Sesc de Nogueira o cantor Geraldo Azevedo. Ele trará sucessos que ultrapassaram gerações, como “Dia Branco”, “Bicho de Sete Cabeças”, “Táxi Lunar”, “Moça Bonita”, “Canta Coração” e “Caravana”.

Já no domingo, dia 9, o Parque de Itaipava recebe, às 20h, o cantor Junú. Cantor, compositor e instrumentista, Junú leva aos palcos uma pulsante celebração da vida. O show quase confunde-se com um ritual. Força e delicadeza evidenciando as referências à sua terra natal, o Cariri Cearense.

No dia 14, no mesmo horário e local, é a vez da cantora Paula Lima apresentar seus novos singles o balanço “Fiu Fiu” e a romântica “Mil Estrelas”, músicas que já vêm sendo executadas em todo Brasil e que estão disponíveis em todas as plataformas digitais.

No dia 21, às 20h, o Parque de Itaipava recebe show do cantor Lenine. No dia 22, às 21h, é a vez do cantor Diogo Nogueira se apresentar no local. Já no dia 23 de dezembro, o cantor Alceu Valença sobe ao palco do parque.

A entrada de todos os shows será 3 kgs de alimentos não perecível.

O Sesc Quitandinha receberá a artista Roberta Sá, no dia 16 de dezembro, em um show com grandes sucessos, com um repertório que contempla canções de compositores renomados como Chico Buarque, Martinho da Vila, entre outros. A apresentação, no Café Concerto, terá entrada solidária de 1 kg de alimento não perecível.

Outras atrações

No teatro do Sesc Quitandinha, neste sábado (7) e domingo (8), será apresentada, às 20h, a Orquestra Sinfônica Brasileira– OSB. O concerto de Natal da Orquestra terá a regência do maestro Lee Mills e trará a suíte Quebra Nozes de Tchaikvisky, Danubio Azul de Johann Strauss, Sergei Prokofiev e Leroy Anderson, entre outros.

No sábado (7), a Praça da Liberdade, terá apresentação gratuita da Orquestra De Câmara Do Palácio Itaboraí. Em funcionamento desde 2013, a Orquestra é um projeto sociocultural direcionado a jovens estudantes da rede pública de ensino residentes no município de Petrópolis e arredores.

A Praça da Liberdade também ganha ares nordestinos com a apresentação da Orquestra Sanfônica, no dia 22, às 16h. O espetáculo inédito reúne canções clássicas de sucessos natalinos, traduzidos dentro de uma linguagem orquestral com o timbre brasileiro e interiorano da sanfona. No repertório, destacam-se sucessos do samba e da MPB como “Boas Festas”, de Assis Valente, “Estrela”, de Gilberto Gil e “Ele vinha sem muita conversa”, de Chico Buarque, entre outras, além de clássicas como “Jesus, alegria dos homens”, de Bach, e temas folclóricos pastoris. O espetáculo resgata ainda sucessos de Sivuca, Dominguinhos e Luiz Gonzaga, ao lado de músicas autorais.

Você também pode gostar de ler

error: Olá! Interessado em reproduzir nosso conteúdo? Mande um e-mail para contato@vivereviajar.com