Localizado no quarto distrito de Petrópolis, o bairro de Secretário apresenta o ritmo ideal para quem procura ares de tranquilidade na área rural da cidade. Longe do burburinho dos turistas, das festas e festivais, a região oferece cachoeiras, trilhas, restaurantes e comércios aconchegantes.
Veja também: Onde ficar em Petrópolis: dicas para todos os bolsos e gostos
Caminhos do Brejal: ecoturismo em Petrópolis
Para começar o dia, que tal um passeio de bike pela região? As estradas de terra têm um lindo visual. Quando estivemos lá não encontramos nenhum estabelecimento que alugue bicicletas, então você terá que levar a sua.
Um ótimo passeio é seguir pedalando pelas vias até chegar na Cachoeira da Rocinha, uma das mais gostosas de Petrópolis. Ela tem um “escorregador natural” e uma piscininha para mergulho. Nos fins de semana, o lugar costuma ficar cheio, então é melhor ir durante a semana. Se não for possível, a dica é seguir mais a frente no curso do riacho para encontrar locais vazios.
Veja também: Conheça 11 cachoeiras de Petrópolis e o que esperar de cada uma delas
Almoce no restaurante que já virou sensação na região: o “…Lá“. O cardápio mantido pelos chefs Bebeto Felipe e Marcelo Vidal é sazonal e dá ênfase a produtos da região – alguns cultivados pelos próprios proprietários, valorizando a utilização de orgânicos. O sorvete de quindim é uma especialidade da casa.
À tarde, visite a charmosa loja Garimpo. Localizada na Praça da Feira, o estabelecimento reúne peças de decoração, móveis de demolição e cristais bisotados. Se tiver tempo e disposição, estique o passeio para conhecer o Sítio Humayta, que produz geleias e conservas há 30 anos. Aos sábados, o sítio oferece uma degustação aberta ao público, das 10h às 15h. Aproveite para conhecer um pouco da história do local, contada com toda receptividade pelos donos.
Finalize o dia com uma programação no Le Coq Bar e Bistrô. O estabelecimento costuma ter uma noite animada com música ao vivo e um bar com drinks variados.
Você também pode gostar de ler:
Você sabia que já é possível tirar o passaporte em Petrópolis? Confira o passo a passo
Montanhismo: confira 7 trilhas para fazer em Petrópolis, das mais fáceis às mais difíceis
Confira 10 passeios românticos para fazer em Petrópolis
Procurando onde se hospedar?
Você sabia que quando você reserva seu hotel pelos links do blog, ou clicando nos banners do Booking ou do Hotel Urbano, nós ganhamos uma pequena comissão? Isso ajuda (e incentiva) a manter um site sempre completo e atualizado. E, o melhor, você não paga nada a mais por isso! Obrigada 🙂
2 comentários
Fiquei hospedado em secretário, lugar bucólico , charmoso, pequeno e aconchegante . A noite em 15 min estávamos em itaipava para curtir um festival .
Adorei, tranquilidade, mas perto se quiser ir para centros maiores !
Que legal! A gente foi num bate-e-volta de Petrópolis, nunca nos hospedamos lá, mas imagino que deve ser uma delícia! Um momento pra desconectar e relaxar mesmo 🙂
Fechado para comentários no momento :(