No último verão por aqui fizemos uma viagem de 15 dias pela Sicília, a maior ilha do Mediterrâneo, localizada no sul da Itália. Era um lugar que já queríamos conhecer há muito tempo e, depois de trabalhar todo o verão em Paris, conseguimos partir em setembro (e comemorar o meu aniversário!).
Ela é considerada a parte mais pobre da Itália. Falta infraestrutura. As cidades não são tão limpas. Os séculos de dominação da máfia italiana parecem ter deixado seu legado e há quem diga que até hoje a organização criminosa tenha influência na Sicília. Apesar disso, a ilha é uma mistura de cidades milenares, clima árido, praias paradisíacas e muito, muito boa comida.
Um roteiro de 15 dias parece muito tempo (e no início tentei incluir outras regiões), mas um amigo italiano do Renan já tinha avisado que a Sicília é um mundo dentro da Itália e que era preciso reservar uma viagem só pra ela. Ele estava certo! Na nossa viagem de 15 dias não conseguimos dar a volta na ilha.
É preciso dizer que decidimos incluir no roteiro a maravilhosa ilha de Lampedusa (que fica bem no meio do Mediterrâneo, já perto da Tunísia) e isso tomou um bom tempo. De toda forma, acredite, reserve uma viagem só para esse pedaço do mundo incrível em cultura e natureza.
Nosso roteiro por fim ficou concentrado na parte oeste e sul e nas ilhas.
Cidades incluídas no roteiro:
- San Vito Lo Capo (3 noites)
- Cefalú (bate e volta a partir de San Vito Lo Capo)
- Agrigento + Scalla dei Turchi (bate e volta a partir de San Vito Lo Capo)
- Lampedusa (4 noites)
- Trapani (1 noite)
- Ilha de Favignana (5 noites)
(Clique na imagem para ver o mapa maior)
Roteiro dia a dia pela Sicília
Nosso roteiro se dividiu basicamente em duas partes. A primeira foi dedicada a conhecer cidades na parte oeste (Cefalú, San Vito Lo Capo e Trapani) e sul (Agrigento e Scalla Dei Turchi). Na segunda aproveitamos as ilhas de Favignana e Lampedusa.
Nosso roteiro dia a dia ficou assim:
1° dia: voo Paris x Palermo | Aluguel de carro em Palermo x San Vito Lo Capo (3 noites)
2° dia: San Vito Lo Capo
3° dia: Bate e volta à Cefalú
4° dia: Bate e volta à Agrigento + Scala dei Turchi
5° dia: Entrega do carro em Palermo e voo para Lampedusa (4 noites)
9° dia: voo Lampedusa x Palermo | Ônibus Palermo x Trapani (1 noite em Trapani)
10° dia: Ferry Trapani x Ilha de Favignana (5 noites)
15° dia: Ferry Favignana x Trapani | ônibus Trapani x Aeroporto Palermo | Voo Palermo x Paris)
Transporte na Sicília
Como já deve ter dado para ver, usamos todos os tipos de transporte nessa viagem ^^
Mas a melhor forma de se locomover na Sicília é de carro. Na primeira parte do roteiro, alugamos um no aeroporto de Palermo e foi essencial para conseguirmos fazer bate e volta a outras cidades.
Os poucos trens que existem na ilha são muito lentos. Definitivamente não vale a pena.
Por fim, há também a opção de ônibus. Os que usamos no trajeto entre Trapani e Palermo eram ótimos, mas não teríamos conseguido visitar todas as cidades que visitamos sem um carro.
Já nas ilhas, não é permitida a entrada de carros, então existem várias opções de biciletas e scooters para alugar por dia ou semana.