As Falésias de Étretat são uma das paisagens mais bonitas da França. O conjunto de paredões de rochas brancas banhadas pelo mar trazem uma vista de tirar o fôlego. Confira como chegar e o que fazer na pequena cidade da Normandia.
Eu queria conhecer Étretat desde que fiz meu intercâmbio em Paris em 2013. Na época, acabei não indo no outono e depois quando chegou o inverno ficou frio demais para o passeio. Esse ano consegui finalmente conhecê-la. Foi tudo que eu esperava e ainda mais!
Apesar de ter apenas 4,07 km² de extensão, Étretat é uma das cidades mais visitadas na França por causa das grandiosas falésias a beira da Côte d’Albatre, na Normandia.

Não é a toa que a paisagem natural atraiu diversos artistas ao longo do tempo, como os pintores impressionistas Claude Monet e Eugène Boudin; o artista realista Gustave Coubert; e o romântico Eugène Delacroix.
O que fazer em Étretat
Étretat é um destino para quem curte passeios naturais. O principal atrativo da cidade é justamente fazer as trilhas para ver os paredões rochosos esculpidos pelo vento e pelo mar.
Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?
Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento. Se você não tiver, pode ser obrigado a voltar ao Brasil. A Seguros Promo é um buscador de seguros onde você consegue cotar o melhor orçamento para seu seguro. Com o cupom VIVEREVIAJAR5 você tem 5% de desconto em qualquer seguro de viagem. Cotar Seguro »
Falésias de Étretat
Na Praia de Galet, a principal da cidade, há acesso para duas trilhas diferentes. A mais famosa está à esquerda de quem olha para o mar. Ela leva ao alto da falésia d’Aval, uma grande rocha em formato de arco que se tornou cartão postal da cidade.
O legal da trilha pelas falésias é que a cada 50 metros você se depara com um paisagem diferente da outra. Lá de cima a grandiosidade do lugar não tem como não impressionar.
As trilhas são leves e podem ser feitas ao ritmo de uma caminhada mesmo. No caminho há vários mirantes. O percurso total leva cerca de 1h30. Tome seu próprio tempo, pois com certeza você vai querer fazer muitas fotos.
Do outro lado da praia, seguindo pelo lado direito, está a trilha que leva à Falésia Amont. Logo no início do percurso você verá a Capela Notre-Dame de la Garde, cenário pitoresco mesmo de se ver. Seguindo a pé o restante do trajeto, as paisagens não deixam em nada a desejar ao outro lado da praia.
O início da trilha tem nível médio de dificuldade, porque tem uma subida mais íngreme. Até este ponto também é possível chegar de carro.
Pôr do sol
Se tiver disposição, leve um bom vinho e uns lanchinhos para fazer um piquenique lá em alguma das trilhas no fim da tarde. O pôr do sol lá de cima é espetacular! Os paredões rochosos que durante o dia tem tonalidade branca, nessa hora adquirem as mais variadas colorações do pôr do sol.
Também dá para assistir o pôr do sol do calçadão da Praia de Galet. Das duas formas é possível ver o astro solar mergulhando no mar noite a dentro.
Cidade

A cidade em estilo medieval é pequena, então em menos de uma hora já terá sido o suficiente para percorrer todas as suas vielas. Há variadas ofertas de restaurantes, alguns com vista para o mar, e comércio local.
Praias
Indo no verão dá para desfrutar das praias de pedrinhas e água azul turquesa. Há passeios de barco e caiaque, que percorrem as falésias e levam à pequenas praias desertas, onde só é possível ter acesso pelo mar.
Quando a maré está baixa, é possível andar entre as falésias a pé e chegar a outras praias. Só tome cuidado para não ficar preso entre as rochas quando a maré subir. Para fazer o passeio, peça informações no escritório de turismo.
Melhor época para visitar as Falésias de Étretat
Como venta muito e as águas do norte são mais geladas que o mar Mediterrâneo, a melhor época para visitar as Falésias de Étretat é nos meses mais quentes, entre abril e outubro. Se quiser pegar praia prefira o verão, entre junho e agosto.
Como chegar em Étretat
A maneira mais prática para se chegar em Étretat é de carro. São 200 km de Paris, 117 km de Caen e 27 km de Le Havre. Nós alugamos um carro em Paris usando o buscador da Rentcars. O site faz um levantamento dos melhores preços entre as locadoras para o destino e para data que você quer.
Também é possível ir de transporte público : pegue um trem até Le Havre (2h de viagem a partir de Paris) e, de lá, na Gare Routière, o ônibus LR 24 em direção à Fécamp. Desça em Étretat. A viagem tem duração de 45 minutos.
Para calcular o itinerário em transporte público, acesse o site Atoumod, que oferece a organização de roteiros utilizando diversos meios de transporte público.
Quantos dias ficar em Étretat
Étretat está situada a 200 km de Paris e é possível fazer um passeio bate e volta (foi o que fizemos). No entanto, para poder conhecer todas a trilhas e ainda aproveitar as praias da região o ideal é pernoitar no vilarejo e ficar ao menos 2 dias. No primeiro você poderá se dedicar à trilhas e no segundo curtir as praias da região.
Vai viajar para a Europa e quer continuar conectado? A Yes Brasil tem chips de celular com 12 Gb válidos por até 30 dias. Com o código VIVEREVIAJAR você tem 15% de desconto. Confira >>
Onde se hospedar em Étretat
A cidade é pequenina e aconchegante. A maioria dos hoteis ficam concentrados no centrinho e em qualquer um deles você estará bem localizado.
O hotel Dormy House fica em uma parte mais elevada e tem vista para o mar. Um pouco mais afastado do centro, está o hotel Domaine Saint Clair – Le Donjon. Com quartos chicosos, o local oferece inclusive piscina com espreguiçadeiras privativas. Bem no centro e com preços mais em conta está o hotel La Taverne des Deux Augustins. Veja outras opções de hospedagem aqui.
Nós amamos esse lugar incrível! Espero que este artigo te inspire a ir também. Vale muito a pena. Ficou alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários.
À bientôt!
***
Você também pode gostar de ler:
O que fazer em Paris: roteiro para primeira vez na cidade
Onde comer barato em Paris: dicas de ruas e restaurantes
4 comentários
Amei conhecer este lugar lindo, Maravilhoso,mesmo por foto!
Obrigada pelas dicas! Como é bom ter estas informações!
Obrigada!
Belo texto!
Bjs
É muito maravilhoso né!? Pra quem gosta de passeios ao ar livre mesmo
Era pra ter ido à Étrat em maio desse ano, mas a pandemia mudou tudo, mas espero poder ir ano q vem. 🙏🏻
Obrigada pelo post, amei!!!
Que bom que gostou do post, Andressa 🙂 Torcendo por você, pra conseguir ir ano que vem! É lindo demais
Fechado para comentários no momento :(