Praias no sul da França: dicas essenciais para preparar sua viagem

by vivereviajar

Olá!

As praias do sul da França são famosas pelas águas cristalinas em tons variados de azul turquesa. Um dos destinos preferidos dos europeus todo verão, a chamada Riviera Francesa, de fato, vale a pena ser desbravada. No entanto, as praias de pedra e com a infraestrutura diferente do Brasil podem trazer algumas surpresas e desconfortos ao longo da estrada. Foi o que aconteceu conosco, por isso trouxemos essas dicas que podem melhorar e muito a experiência da sua viagem:

Tênis aquáticos

Parece engraçado, mas, sim, eles existem e vão facilitar muito  sua vida! Isso porque a maioria das praias no sul da França não são de areia, são de pedrinhas e machucam os pés. Algumas mais, outras menos. Mas quando fomos ao Calanque d’En Veu, em Cassis, por exemplo, a praia era absolutamente deslumbrante, mas era bem difícil o processo de entrar e sair da água. O mesmo acontece na Praia de Nice. A diferença é que em Nice as pedras são maiores e dão um pouco mais de conforto para andar pela praia, mas o trecho onde o mar quebra é íngreme, o que torna a saída do mar cenário de constantes “escaladas” e “arrastamentos”.

Nós já tínhamos ouvido falar dos tênis aquáticos antes de ir, mas não demos muita importância. Ao fim dos 13 dias de estrada chegamos a conclusão que valeria a pena ter investido neles logo no início. Tem na Decathlon a partir de 7 euros.

Pedrinhas na Praia de Nice

As praias são divididas nas áreas dos beach clubs e nas áreas públicas. // Pedrinhas na Praia de Nice, sul da França.

Guarda-sol

Foi outro item que ao final da viagem chegamos a conclusão que valeria a pena ter investido e comprado um logo no início. As praias do sul da França não são servidas de quiosques com estrutura de cadeiras e mesas como as praias do Brasil e quase nenhuma possui vegetação natural que proporcione sombra.

O que há nas praias são os famosos beach clubs (mesmo assim não são todas). São restaurantes que oferecem a estrutura de espreguiçadeiras com colchões e guarda-sol. Porém os valores giram entre 20 e 25 por colchão por pessoas + 5 do guarda-sol (isso fora a consumação, já que não é permitido levar comidas e bebidas de fora). Resumindo, se você for passar um dia na praia num beach club, separe cerca de 100 para o casal.

Beach clubs na Praia de Nice

Beach clubs na Praia de Nice, sul da França.

Tapetinho de Yoga / Esteiras de palha

Vale a pena investir em algo mais grossinho que uma canga para deitar na praia. As pedrinhas são muito desconfortáveis. Esteiras de palha ou tapetinhos de Yoga são uma boa opção! Em últimos casos leve uma toalha de banho, que já traz um conforto maior.

Lanchinhos sempre na bolsa

Além de não ter quiosques, também não há venda ambulante de comida e bebida nas praias. Então é bom sempre levar um sanduíche, uma fruta ou biscoito, além da garrafinha d’água. Se você não estiver hospedado em Airbnb ou hostel, onde possa fazer seu próprio sanduíche, a boa notícia é que qualquer supermercado na França vende sanduíches prontos – naturais, em baguetes, tem de vários tipos e custam entre 1,50 e 3,5 .

Chuveiros e banheiros públicos

Uma coisa que pelo menos você não terá que se preocupar: a maioria das praias no sul da França possuem duchas de água doce e banheiros públicos. Ufa!

Espero que as dicas te ajudem a se preparar e que sua viagem seja ainda melhor do que foi a nossa!

Se ficou alguma dúvida, deixa aqui nos comentários. Até a próxima!

Veja também: Cinco motivos para incluir Menton no seu roteiro pela Côte d’Azur na França

O que fazer em Paris: roteiro de cinco dias para primeira vez na cidade

Você também pode gostar de ler

error: Olá! Interessado em reproduzir nosso conteúdo? Mande um e-mail para contato@vivereviajar.com