Está aberta oficialmente a estação do frio e, para aqueles que gostam das baixas temperaturas, destinos é que não faltam mesmo em um país tropical como o Brasil. Você já ouviu falar na “pequena Finlândia Brasileira”? Nas montanhas de Itatiaia, Penedo guarda até hoje as tradições da colônia finlandesa que se estabeleceu no Brasil em 1929.
Veja também: Festival Vale do Café 2019 traz espetáculos, concertos e cursos gratuitos ao interior do RJ
Inverno em Petrópolis: 10° Festival de Fondues, Racletes e Caldos acontece em julho
A cidade está localizada no Estado do Rio de Janeiro, às margens da Rodovia Presidente Dutra (BR-116) que liga o Rio de Janeiro a São Paulo. Além de ser um recanto de beleza natural, Penedo oferece fácil acesso a outros destinos turísticos, como o Parque Nacional do Itatiaia, Serrinha do Alambari e Visconde de Mauá.
O forte da cidade são as belezas naturais e o clima de tranquilidade, bem ao gosto de quem procura fugir da agitação dos grandes centro urbanos. Aliado a isso, some uma vasta rede hoteleira, restaurantes de qualidade e um centro comercial com lojas de artesanato e comércio variado.
Quando ir e quantos dias ficar
A cidade pode ser visitada o ano inteiro, já que tem atrações para todos os gostos. Contudo, os meses de inverno são ótimos para quem gosta de curtir o frio da serra, tomar um bom vinho e se aquecer em frente a lareiras.
O verão é uma boa época para quem quiser curtir as cachoeiras e trilhas da região. Além disso, a cidade também dispõe de hotéis com parques aquáticos para famílias.
Em dezembro e janeiro, a cidade recebe decoração temática quando ocorre o Natal de Luz. As ruas ficam iluminadas e o Papai Noel chega para fazer a alegria da criançada. E em outubro, a cidade recebe o Festival Gastronômico.
Um fim de semana é o suficiente para conhecer e desfrutar de Penedo. É fácil circular a pé pelo Centro da cidade. Se quiser conhecer as cachoeiras e trilhas, um carro será necessário.
O que fazer
– Conhecer a cultura finlandesa
A cidade foi fundada por imigrantes finlandeses em 1929 e guarda até hoje memórias e tradições dos seus antepassados.
O Clube Finlândia, fundado em 1943, promove aos sábados o Baile Finlandês de Penedo. Os encontros são uma mistura de danças finlandesas antigas com músicas e ritmos modernos, do forró pé de serra ao rock’n roll.
O Museu Eva Hilden da Arte e da Cultura Finlandesa de Penedo também é uma ótima forma de ter contato com a cultura finlandesa. Além de informações históricas e das tradições, o acervo reúne centenas de objetos trazidos da Finlândia pelos imigrantes desde o começo da colonização finlandesa de Penedo.
E tem a famosa “Pequena Finlândia”: um pequeno shopping a céu aberto, com lojas decoradas, que fica bem no Centro da vila. Lá é possível encontrar alguns clássicos da cidade, como sorvetes finlandeses e chocolates. É lá também que fica a Casa do Papai Noel na época de Natal.
– Praticar ecoturismo
A cidade é muito rica em belezas naturais e possui muitas trilhas e cachoeiras. Alguns guias e agências de turismo locais, inclusive, oferecem passeios em grupo pela região.
Quando estivemos lá, fizemos um passeio de quadriciclo. Saímos de manhã cedo e seguimos pelas regiões mais afastadas, passando por áreas de mata, trilhas e mirantes. Paramos também em algumas cachoeiras para mergulho. O tour teve duração de cerca de meio-dia.
– Desfrutar da gastronomia local
Romântica e agradável, Penedo tem na gastronomia um de seus fortes. A influência nórdica é marcante na culinária da única colônia finlandesa do Brasil.
O bolo de carne lihappulla, os biscoitos de gengibre piparkakku, o pãozinho de canela korvapuusti e o pão doce pulla podem ser encontrados até hoje nos restaurantes, cafés e lojinhas.
A truta arco-íris é outro prato típico da região. E, sim, ela também tem origem escandinava. Segundo os locais, os primeiros ovos de truta criados na Serra da Mantiqueira vieram da Dinamarca em 1949. De lá para cá, o peixe tornou-se tradicional na região e pode ser encontrado várias formas: como bolinho, grelhado, gratinado e até como linguiça.
E, para a sobremesa, tem os gelatos italianos e os chocolates artesanais. Dá para se fartar deles! Há diversas lojas espalhadas pela cidade. Na Joulupukin Suklaa (ou Chocolate do Papai Noel) ou na Casa do Chocolate, que fica na Avenida das Pedras, é possível acompanhar a produção dos bombons e barras e comprar chocolates por quilo.
Veja aqui onde se hospedar em Penedo.
***
Se você curte passeios em regiões serranas, também pode gostar de ler:
Roteiro por Secretário-RJ: dicas do que fazer na região
Montanhismo: confira 7 trilhas para fazer em Petrópolis, das mais fáceis às mais difíceis